Avenca roxa – Oxalis hedysaroides “Rubra”
.
Avenca roxa é uma herbácea, pertence à família Oxalidaceae, nativa da América do Sul, até 30 cm de altura e muito ornamental.
As avencas “verdadeiras” pertencem à família botânica Pteridaceae, o que não é o caso da avenca roxa, que é parente do popular trevo roxo.
.
Descrição
Caule curto, forte, carnoso, simples ou ramificado.
Folhas largas-ovais, mais largas em direção à base e de cor púrpura avermelhado.
Inflorescências em cimeiras umbeladas axilares. Flores com cinco pétalas e de cor amarelo brilhante. Surgem quase o ano todo e atraem borboletas, abelhas e pássaros.
Da mesma forma que outras espécies do gênero, a avenca roxa move suas folhas constantemente ao longo do dia, em resposta à luminosidade incidente. Durante a noite, as folhas se fecham, como borboletas em repouso.
Em paisagismo é usada como forração de solo; em vasos e cestas e se desenvolve bem tanto em ambientes externos como internos.
.
Cuidados com a Avenca roxa
Clima: Tropical, Subtropical.
Cultivada a meia sombra, recebendo o sol direto no início da manhã ou final da tarde. Durante as horas mais quentes do dia, convém proteger a planta.
Quanto mais iluminado for o ambiente de cultivo, mais abundantes serão as florações da Oxalis.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, solto e bem drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Oxilis não necessita de uma adubação muito intensa, uma vez que o substrato já é rico em composto orgânico. Uma adubação mineral, com NPK 10-10-10, pode ser fornecida na primavera-verão, seguindo a orientação do fabricante.
Podas periódicas estimulam seu adensamento e dá uma aspecto mais compacto.
.
Planta Tóxica
A avenca roxa é conhecida por apresentar altas concentrações de ácido oxálico em suas folhas, originando-se deste fato o nome popular azedinha. Não se trata de uma substância tóxica. No entanto, existem relatos de que o ácido oxálico, se ingerido em grandes quantidades, pode causar algum tipo de intoxicação, principalmente em crianças e animais domésticos.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas no início da primavera, quando as temperaturas encontram-se em elevação e o metabolismo da planta está mais ativo.
.
.