Asa de anjo – Pilea spruceana
.
Asa de anjo é uma herbácea, pertence à família Urticaceae, nativa do Peru, perene, um tanto suculenta, compacta de 15-20 centímetros de altura e folhagem ornamental.
.
Descrição
Folhas grandes, largo-ovaladas, profundamente acolchoadas, de cor metálico-bronzeadas com duas faixas prateadas e arroxeadas na face de baixo, de 2-3 cm de comprimento.
Inflorescência na base das folhas, sem importância ornamental.
A Pilea é uma planta compacta, de crescimento rápido e adequada para áreas de sombra com alguma umidade, o que a torna ideal para preencher espaços vazios sob plantas mais altas.
Em jardins é usada como cobertura de solo, pode ser cultivada em vasos e jardineiras tanto isolados como em conjunto com outras plantas. Muito usada em terrários.
.
Cuidados com a Asa de anjo
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Não tolera o frio rigoroso ou geadas.
Cultivada a meia sombra, sob a luz filtrada da copa de uma árvore ou luz indireta, mas nunca a pleno sol.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Diminuir as regas no inverno. Não é tolerante à seca.
Devido à alta umidade que a planta requer, fica propensa tanto a doença bacteriana quanto a causada por fungos. Para prevenir essas doenças, manter as folhas secas, proporcionando uma boa circulação de ar ao redor da planta.
Na primavera-verão, usar mensalmente um fertilizante líquido, NPK 10-10-10, usando a metade da dose recomendada pelo fabricante.
Mesmo com beliscões e cortes regulares, as Pileas tendem a ficar pernaltas e pouco atraentes porque suas folhas inferiores caem naturalmente com a idade. Portanto, é recomendado renovar o canteiro anualmente no início da primavera.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por divisão da planta e por estacas preparadas em qualquer época do ano e plantadas diretamente no local definitivo.
As estacas enraízam em cerca de 3-5 semanas a 20-27° C.
.
.