Árvore guarda chuva – Schefflera actinophylla
.
Árvore guarda chuva – Schefflera actinophylla é um arbusto, pertence à família Araliaceae, nativa da Austrália, Indonésia, Java, Nova Guiné e Oceânia, perene, semilenhoso, de 5-7 metros de altura e de folhagem ornamental.
.
Descrição
Tronco único ou pouco ramificado, com raízes agressivas e superficiais, que afloram a superfície do solo.
Folhas grandes, compostas, palmadas, glabras, de cor verde escura brilhante e textura semelhante ao couro.
Inflorescência terminal, grande, vermelha, com flores numerosas e diminutas, em divisões simétricas longas, despontando acima da folhagem. Surgem do final da primavera ao início do verão e atraem aves e insetos.
Frutos globosos, pequenos e vermelhos, contendo 10-12 sementes e são muito atrativos para aves silvestres.
Em paisagismo é usada isolada em meio a gramados ou em grupos formando renques ao longo de muros, paredes e cercas.
Plantas jovens são amplamente cultivadas em vasos para interiores ou terraços. Sua tolerância à pouca luz, a tornam uma planta especial para esta função. No entanto, caso for utilizada em interiores, o ideal é posicioná-la em local bem iluminado, recebendo o sol da manhã ou da tarde e protegida de correntes de ar ou ar-condicionado.
.
Cuidados com a Árvore guarda chuva
Clima: Tropical, Subtropical, Oceânico, Equatorial.
Não tolera geadas fortes, por isso deve-se evitar plantá-la em jardins de clima temperado.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares no primeiro ano de implantação ou caso esteja em vaso. Quando estabelecida as regas devem ser esparsas. Tolera curtos períodos de seca.
Aceita podas de contenção.
.
Sobre a Árvore guarda chuva
Planta com poder altamente invasivo. As sementes transportadas pelas aves, alcançam lugares (casas, telhados, muros de pedras e florestas), onde mais tarde germinarão. Sendo muito difícil a sua erradicação.
Em algumas áreas (por exemplo, Flórida e Havaí, EUA) é uma planta invasora e, portanto, o plantio é altamente inviabilizado.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes que dão origem a mudas espontâneas e também por estacas e alporques preparados em qualquer época do ano.
.
.
.
.