Árvore da Pataca – Dillenia indica
.
Árvore da Pataca – Dillenia indica, pertence à família Dilleniaceae, nativa da Ásia Tropical, perene, caule ereto, de até 8 m de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas distribuídas em espiral nos ramos, de cor verde-clara, coriáceas, com nervuras secundárias muito evidentes formando dobras em plissê, com margens dentadas de maneira uniforme.
Flores solitárias, terminais, com sépalas carnosas, persistentes, em forma de concha; e corola com 5 pétalas brancas e estames amarelos. Surgem no outono.
Fruto é uma cápsula concrescida pelas sépalas carnosas que o envolvem, formando um conjunto globoso, com sulcos formados pela junção das sépalas e cálice persistente. Na parte interna encontra-se numerosas sementes, envoltas em polpa gelatinosa.
A árvore é adequada para o plantio em parques e jardins. Destaca-se pelo efeito ornamental das folhas, flores e frutos.
.
Cuidados com a Árvore da Pataca
Clima: Tropical, Subtropical.
Cultivada a pleno sol, em solo fértil, argiloso, drenado e mantido úmido.
Regar generosamente nos dois primeiros anos após o plantio.
Recomenda-se a poda da árvore apenas para condução.
.
Usos e Benefícios
No Brasil não há o costume de ingerir o fruto in natura.
Em algumas regiões brasileiras o fruto, que possui um polpa pegajosa, é usado em receitas tais como picles, doces, sorvetes, xaropes e geléias.
Em alguns países como por exemplo o Panamá, o fruto é cozido e ingerido para aliviar problemas de reumatismo; na Indonésia a fruta é misturada ao mel e ingerida no café da manhã; na Tailândia o costume é se alimentar das folhas em saladas e na Índia a polpa é usada em chutneys salgados, muito apreciados pelos indianos.
Os frutos são usados pela medicina popular para tratamento de dores musculares, em caso de inflamações e ainda como analgésico no tratamento do reumatismo e artrose.
.
Curiosidade
Conta-se que Dom Pedro I afixou várias moedas (patacas) a várias flores (as flores se fecham para a formação do fruto, com o objeto dentro). Após o fruto estar formado, despachou-os em uma caixa para Portugal com os seguintes dizeres: “Nesta terra o dinheiro nasce em árvores”. Mais tarde, várias pessoas fizeram o mesmo e usavam esse truque para divertirem convidados ou até mesmo aplicar um “conto do vigário” ou uma pataquada.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes.
A propagação por estacas e alporque é possível apenas em quantidade limitadas, pois demoram a enraizar.
A planta frutifica no oitavo ano após o plantio.
.
.
.