Aroeira vermelha – Schinus terebinthifolius
.
Aroeira vermelha – Schinus terebinthifolius é uma árvore, pertence à família Anacardiaceae, nativa da América do Sul, perene, de crescimento rápido, dióica, de 5-9 metros de altura.
.
Descrição
Troncos entre 30-60 centímetros de diâmetro, revestidos de casca grossa.
Folhas compostas, aromáticas, verde clara, folíolos obovados, membranosos e glabros.
Inflorescências axilares e terminais do tipo racemo. Flores pequenas, numerosas e de cor branca. Surgem de setembro a janeiro e atraem abelhas.
Fruto redondo, vermelho-brilhante, com uma única semente, agrupados em cachos, aromático, de sabor levemente picante e adocicado. Surgem de Janeiro a julho e são muito atrativos para os pássaros, principalmente os sanhaços.
Em jardins é usada como planta isolada ou em grupos; como cerca-viva; também em calçadas, inclusive pode ser plantada em ruas curtas e sob fios elétricos.
.
Cuidados com a Aroeira vermelha
Clima: Tropical, Subtropical. Não tolera geadas.
Cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica.
Regar diariamente nos primeiros meses após o plantio.
Planta rústica nasce em beira de rios, córregos e várzeas úmidas, mas também cresce em terras secas e pobres.
Podas de formação estimulam uma copa mais densa e arredondada. Para a formação de cercas-vivas as podas devem ser efetuadas cedo para estimular o surgimento de múltiplos caules.
.
Uso na Culinária e Medicina Popular
Aroeira vermelha é muito usada em medicina popular, sendo indicada medicinalmente no tratamento da artrite, febres, ferimentos e reumatismos.
Esses frutinhos muito apreciados na culinária, são usados no preparo e na decoração de alimentos. Embora não seja uma pimenta verdadeira, na França recebeu o nome de poivre rose (pimenta rosa).
Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos. Por favor, procure aconselhamento profissional antes de iniciar qualquer tratamento.
.
Seiva Tóxica
A seiva da aroeira pode causar reações cutâneas em algumas pessoas sensíveis.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e facilmente por estacas.
A dispersão de suas sementes são feitas pelos pássaros, o que possibilita uma ampla dispersão, sendo considerada uma planta invasiva em muitos países onde é proibida, devido a facilidade de propagação. No Brasil é considerada uma praga por agricultores.
.
.
..