Arbustos

Ardísia – Ardisia crenata

Ardísia - Ardisia crenata

.

Ardísia – Ardisia crenata é um arbusto, pertence à família Primulaceae, nativa do Japão, perene, de crescimento moderado, de até 1,20 m de altura, com folhagem e frutos ornamentais.

.

Descrição

Ramos de textura semi-herbácea, ereta e ramificada.

Folhas de lâmina elíptico-lanceolada, espessa, lisa, verde-escura, coriácea e com margens finamente onduladas e serrilhadas.

Inflorescências do tipo racemo e axilares. Flores pequenas, estreladas, levemente perfumadas, de coloração branca ou rosada e sem valor ornamental.

Frutos esféricos em cachos, de coloração vermelho-brilhante e muito duráveis. A planta começa a dar frutos dois anos após a germinação. Surgem do verão até meados do inverno e atraem pássaros.

Em paisagismo é usada em jardim como planta isolada ou em grupos formando maciços; em forma de renques formando cercas vivas; também é muito usada em vasos.

Os frutinhos são usados em arranjos florais.

.

Cuidados com a Ardísia

Clima: Tropical, Subtropical, Temperado, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico.

Apresenta melhor desenvolvimento e maior frutificação nas regiões litorâneas, desde que protegida dos ventos fortes, que podem danificar a folhagem e derrubar os frutinhos.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra.

O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e com regas regulares.

No fim do inverno adubar com esterco de gado ou composto orgânico, enriquecido farinha de osso, incorporar de leve ao solo, mantendo uma distância de 30 cm do tronco. Na primavera-verão, usar adubo mineral NPK 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante. 

Podas durante a primavera, antes que as flores comecem a brotar. Isso mantém a planta numa forma mais compacta e a folhagem arredondada.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e facilmente por estaquia colhidas no outono ou primavera.

Devido a facilidade de propagação, pode-se tornar invasora em algumas situações.

..

Ardísia - Ardisia crenata

.

.