Gênero Ananas – Bromélias
.
Ananas é um gênero botânico pertencente à família Bromeliaceae, subfamília Bromelioideae. Bromélias desse gênero são nativas da América Central e do Sul.
Existe numerosas subespécies e variedades, todas terrestres.
.
Gênero Ananas
O gênero Ananas possui folhas em forma de roseta.
Normalmente, as folhas são coriáceas longas, de cor verde ou variegatas, em alguma espécies são espinhosas.
.
A inflorescência é uma espiga, formada de flores completas, cada uma localizada na axila de uma bráctea. As flores são de coloração que vai do rósea ao roxo-púrpura, que mais tarde dará origem à fruta. Geralmente, o florescimento natural do abacaxizeiro ocorre no inverno.
É uma planta monocárpica, floresce uma vez na vida e depois morre, porém, esse processo é lento. Quando a bromélia termina de florescer, ela forma “filhotes” na base da planta que, quando forem grandes o suficiente, podem ser removidos e replantados.
.
Entre muitas espécies, temos:
Abacaxi – Ananas comosus
A espécie Ananas comosus é a que compreende muitas variedades frutíferas.
.
Infrutescência é associado a conjuntos compactos de frutos, onde cada fruto situa-se aderente ao outro, de forma que o conjunto se assemelhe a um grande fruto. Portanto, os verdadeiros frutos são os pequenos gomos encontrados nesta estrutura. A Infrutescência vem acompanhada de uma coroa espinhenta.
O abacaxizeiro é planta semi-perene que alcança um metro de altura. Primeiramente a planta produz um único fruto, situado no ápice; depois, com a ramificação lateral do talo, aparecem outros frutos, de modo que a “fase produtiva” pode prolongar-se por vários anos.
.
Abacaxi ornamental – Ananas bracteatus
Esta espécie é muito rústica, de folhagem e frutos ornamentais. As folhas são verdes, alongadas e com espinhos nas bordas e os frutos são avermelhados. No entanto há algumas variedades, com folhagem de cores e tonalidades diferentes, a mais conhecida é a variegada de branco-creme, a “Striatus”.
.
Mini abacaxi – Ananas Lucidus
A espécie surgiu através de uma série de mutações naturais que ocorrem na natureza.
O mini abacaxi é apenas decorativo.
.
Curiosidade
Na linguagem corrente do Brasil, costuma-se designar por “ananás” os frutos de plantas menos conhecidas ou de qualidade inferior. Por sua vez, a palavra “abacaxi” costuma ser empregada não apenas para designar o fruto de melhor qualidade, mas a própria planta que o produz.
.
Cuidados
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Cultivada a pleno sol, a meia sombra, ou sombra clara. Depende da espécie.
Pode ser cultivado em qualquer tipo de solo, mas aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, leve, com pH entre 4,5 e 5,5, o mais importante é que seja bem drenável.
As regas devem ser espaçadas, geralmente uma vez por semana, molhando o apenas o solo.
.
Propagação
Multiplica-se por semente (comercialmente) e por separação das mudas laterais, quando estas atingem 2/3 do tamanho da planta mãe.
Também pode-se enraizar através da coroa da fruta.
.