Flores

Amarílis – Hippeastrum hybridum

Amarílis – Hippeastrum hybridum

.

O Amarílis – Hippeastrum hybridum é um herbácea, pertence à família Amaryllidaceae, nativa do Brasil, Peru e México, perene, bulbosa, ereta, de até 1 metro de altura.

A espécie original Hippeastrum vittatum (nativa do Brasil), através de hibridação com outras espécies, deu origem a afamada linhagem de híbridos holandeses, com centenas de cultivares e enorme variedade de cores.

.

Descrição

Folhas carnosas, lineares, surgem diretamente do bulbo e são muito ornamentais, podem desaparecer ou não durante o inverno.

Inflorescências com flores grandes, de 13-20 cm de largura, apoiadas em uma haste oca que varia de 20-75 cm altura e duram de 6-8 semanas.

Flores em forma de funil, simples, dobradas ou semi-dobradas, possuem uma enorme variedade de cores, com diversas nuances e mesclas de vermelho, laranja, branco e rosa e exala um perfume adocicado. Surgem na primavera-verão.

O fruto forma uma capsula trivalve contendo sementes que são secas, achatadas, obliquamente aladas ou irregularmente discóides.

Usada na decoração de jardins, formando maciços coloridos, bordaduras e também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.

.

Cuidados com o Amarílis

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Temperado.

Aprecia regiões onde a temperatura não fique abaixo dos 13 graus.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável.

Quando cultivado em canteiros, o Amarílis necessita que a terra seja bem revolvida numa profundidade de até 20 cm. Torrões de terra, ervas daninhas e raízes devem ser evitados, pois prejudicam o crescimento da planta.

O solo deve ser conservado apenas úmido, até que a folhagem apareça. Quando isso acontecer, passe a regar com mais frequência.

Dai por diante, torne a regar a planta, no princípio em abundância, diminuindo gradativamente até que os talos comecem a aparecer.

Adubar com um fertilizante orgânico ou mineral com baixo teor de nitrogênio, a cada 2 semanas, durante o período de crescimento.

As flores devem ser retiradas, com uma tesoura afiada, tão logo murchem, incentivando o surgimento de novas flores.

Assim que as flores começarem a murchar, tornando-se amareladas, suspenda as regas e deixe o solo secar até os primeiros dias quentes da primavera, quando se inicia um novo ciclo.

.

Sobre Amarílis

Bulbo é um tipo de reservatório que guarda todos os nutrientes necessários, para garantir o florescimento na estação seguinte. Isso acontece no período em que a planta se encontra em estado de repouso, ou dormência.

E quando chega a hora, não escolhe lugar ou tipo de solo, a haste começa a brotar diretamente do bulbo, mesmo que ele não esteja enterrado.

.

Propagação

Multiplica-se facilmente por bulbos, que devem ser separados da planta mãe após o desaparecimento da folhagem.

O crescimento é bem rápido, após cerca de 25-30 dias, as flores já começam a se abrir.

.

Amarílis – Hippeastrum hybridum

.

Amarílis – Hippeastrum hybridum

.