Alecrim pendente – Rosmarinus Prostratus
.
O Alecrim pendente é um subarbusto, pertence à família Lamiaceae, nativo do Mediterrâneo e da Ásia, perene, prostrado, de até 0,90 cm de altura e cerca de 1,80 metros de largura.
São muitas as variedades de alecrim, com porte maiores ou menores e cores diferentes de folhas e flores. Várias variedades cultivares foram selecionadas para uso em jardim.
.
Descrição
Folhas pequenas, com cerca de 5 cm de comprimento, finas, opostas, lanceoladas e fortemente aromáticas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentado com pêlos finos e curtos, enquanto a superior é verde brilhante.
Flores axilares e terminais, em racemos bem curtos com flores azul-violeta. Surgem na primavera-verão e ocasionalmente no outono. Atraem borboletas e abelhas.
Em paisagismo é usado sobre rochas, devido a forma prostrada, criando um belo contorno irregular, como cobertura de solo e em vasos e jardineiras em forma de cascata.
.
Cuidados com o Alecrim pendente
Clima: Tropical, Subtropical, Continental, Mediterrâneo, Oceânico.
Resistente ao ar marinho e a uma leve geada.
Cultivado a pleno sol ou meia sombra.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. No entanto cresce em solos pobres e rochosos.
As regas devem ser moderadas, mantendo o solo levemente seco. O solo encharcado costuma ser fatal para o alecrim.
Depois de estabelecido suporta um leve período de seca.
No fim do inverno ou início da primavera, usar um fertilizante orgânico como composto orgânico ou esterco de gado bem curtido enriquecido com farinha de osso.
É uma excelente cobertura de solo, principalmente se o solo estiver muito seco, arenoso ou rochoso.
.
Usos
É usado fresco (preferencialmente) ou seco, no tempero de diferentes tipos de carnes, molhos, caldos e sopas. Também usado para aromatizar licores, azeites e vinagres.
Possui ação anti-inflamatória e antiespasmódica. Não é indicado para quem tem problemas no coração.
Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos. Por favor, procure aconselhamento profissional antes de iniciar qualquer tratamento.
.
Propagação
Multiplica-se por semente (mais demorado) e por estacas novas na primavera.
A primeira colheita pode ser feita, dez dias após o plantio por muda ou a partir de 90 dias depois do plantio por semente.
.
.
.
.
.