BroméliasFolhagens

Gênero Alcantarea – Bromélias

Alcantarea - Bromélias
Alcantarea imperialis Rubra

.

Alcantarea é um gênero botânico pertencente à família Bromeliaceae, subfamília Tillandsioideae. As bromélias desse gênero são nativas do Brasil.

Existem cerca de 40 espécies e são todas rupícolas.

.

Gênero Alcantarea

O gênero Alcantarea possui folhas em forma de roseta, que formam um “copo” no centro da planta, que retém água e detritos para nutrição.

As espécies em geral são caracterizadas pelo grande porte, podendo chegar até 1,50 metro de diâmetro, justificando o nome de bromélias gigantes.

Alcantarea - Bromélias
Alcantarea odorata

Folhas são laminares, longas, espessas e coriáceas.

Inflorescência ereta, terminal, ramificada, bem mais alta que a folhagem, com brácteas brilhantes e flores que atraem polinazadores.

Essas bromélias levam cerca de 10 anos para florescer.

É uma planta monocárpica, floresce uma vez na vida e depois morre, porém, esse processo é lento. 

.

Alcantarea imperialis Harms

.

Cuidados com Alcantareas

Clima: Tropical, Subtropical.

Cultivada a pleno sol ou a meia sombra.

Aprecia um substrato bem leve e arejado, podendo ser areia grossa e composto orgânico.

Regar apenas quando o solo estiver seco. Raízes úmidas e encharcadas são fatais. Se o solo não estiver drenando bem, o ideal é fazer canteiros com mistura bem porosa.

Recomenda-se o uso de um fertilizante foliar líquido próprio para bromélias, usando metade da dose recomendada pelo fabricante.

A subfamília Tillandsioideae possui hábito epífito, com sistemas radicular e caulinar reduzidos, por isso as raízes têm função de aderência ao substrato ou à planta hospedeira, sendo a absorção de nutrientes realizada pelas folhas.

..

Haste floral, com água acumulada entre as folhas

Sobre a Alcantarea

Em termos ecológicos, as bromélias formam um sistema de interceptação e estocagem de nutrientes que são disponibilizados para o meio ambiente. A evaporação da água do reservatório ou acumulada entre as folhas, contribui para manutenção da umidade da mata, além de ser utilizada pela fauna em períodos de seca, tanto para consumo quanto para reprodução. 

.

Habitat

Bromélias desse gênero, apresentam diversas adaptações para crescerem em ambientes onde há estresse hídrico e alta luminosidade, como os afloramentos rochosos graníticos, no leste do Brasil e também nos afloramentos rochosos dos campos rupestres da serra do Espinhaço, em Minas Gerais e Bahia.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes (comercialmente) e por separação das mudas laterais, porém, nem sempre essas bromélias emitem “filhotes”.

Alcantarea regina

.

Alcantarea roberto-kautskyi

..