Ajuga – Ajuga reptans
.
Ajuga é uma herbácea, pertence à família Lamiaceae, nativa Europa e Ásia, perene, reptante, de 15-20 cm de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas ovaladas, basais, pubescentes, com margens dentadas, ou levemente lobadas, nervuras bem marcadas e ornamentais pelas cores que apresentam.
As mais comuns são: Multicolor (com pintas coloridas), Purpúrea (Folhas bronzeadas a violáceas), Variegata ( de cor verde escura, com margens de cor creme ou branca).
Flores pequenas, azuis ou brancas sem importância ornamental. Atraem abelhas e borboletas.
É uma planta rastejante, compacta, tendendo a crescer mais em largura do que em altura. É adequada para áreas de sombra com alguma úmidade, o que a torna ideal para preencher espaços vazios sob plantas mais altas. Valoriza o verde do jardim pelo colorido de suas folhas.
Em jardins é usada como forração de solo; como bordadura ao longo de caminhos; em vasos e jardineiras tanto isolada como em composição com outras plantas.
.
Cuidados com o Ajuga
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado, Continental, Mediterrâneo.
Tolerante ao frio subtropical, não se adapta a lugares muito quentes e secos.
Deve ser cultivada a meia sombra ou sob a copa de uma árvore.
Rústica tolera uma ampla gama de condições do solo, mas aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, com boa drenagem e mantido úmido, mas não encharcado.
Agrupamentos grandes e lotados devem ser reduzidos, para aumentar a circulação de ar e controlar a umidade e assim reduzir a chance de podridão da coroa.
Esta planta em condições favoráveis, cresce e se espalha rapidamente, podendo ser necessário usar algum tipo de material de contenção para mantê-la dentro dos limites.
O ajuga é um bom recurso para plantar em uma encosta ou uma área onde a erosão é uma preocupação.
.
Propagação
Multiplica-se por estolões já enraizados, que divididos dão origem a novas mudas.
A distancia deve ser de 30-30 cm entre plantas, que crescerão rapidamente para preencher o espaço vazio.
No plantio deve-se tomar cuidado para não cobrir a coroa do ajuga com terra, o que poderá causar o apodrecimento da planta.
.
.
.
.