Agave salmiana
.
O Agave salmiana é uma planta suculenta, pertence à família Agavaceae, nativa do México, perene, possui crescimento rápido, de 1,5-2 metros de altura, porém em condições ideais pode chegar à 3 metros.
.
Descrição
Folhas longas e amplas, são dentadas com pequenos espinhos e terminam em um grande espinho castanho-escuro de 8 cm de comprimento. São dispostas em forma de roseta aberta de cor azul-acinzentado.
Inflorescência ereta de até 8 metros de altura que emerge do centro da planta, com pequenas flores amarelas que são seguidas por bulbilhos (brotos). Surgem com 10-15 anos de idade em circunstâncias ideais e pode levar mais tempo em climas mais frios.
É uma planta monocárpica, floresce uma vez na vida e depois morre.
Em paisagismo é usada como planta isolada ou em grupos formando maciços em grandes espaços ou jardins rochosos, mantendo uma distância mínima de 2 metros de caminhos e áreas de convívio social.
O espinho localizado na ponta da folha, pode ser retirado.
.
Cuidados com o Agave salmiana
Clima: Semi-árido, Equatorial, Tropical, Subtropical.
Cultivada a pleno sol ou a meia sombra.
Rústica não é exigente quanto ao solo, mas aprecia o solo fértil e rico em matéria orgânica, desde que bem drenável, acrescido de cascalho e areia.
A planta adulta é tolerante a seca, mas próspera melhor com regas regulares durante as estações quentes.
Em geral o agave não precisa de fertilizante, mas se precisar pode suportar uma pequena quantidade de adubo líquido equilibrado NPK 10-10-10, na primavera-verão.
Não necessita de podas, porém após a florada a planta morre e deve ser inteiramente removida.
O Agave é geralmente livre de pragas e doenças.
Usar luvas ao manusear as folhas, não são apenas os espinhos que causam um inchaço doloroso, mas a seiva de muitas espécies é cáustica.
.
Propagação
Multiplica-se pelos bulbilhos que se formam na haste de florescimento e pelas inúmeras mudas que se formam na base da planta.
.
.
.
Você pode gostar:
.