Agave polvo – Agave vilmoriniana
.
O Agave polvo – Agave vilmoriniana é uma planta suculenta, pertence à família Agavaceae, nativa do México, perene, de crescimento rápido, com até 1 metro de altura e 1,5 metros de diâmetro.
.
Descrição
Folhas longas, grossas, de coloração verde médio e torcidas, que lembram os tentáculos de um polvo, por isso de seu nome popular. São dispostas em forma de roseta aberta.
Inflorescência ereta de até 7 metros de altura que emerge do centro da planta, com pequenas flores amarelas que são seguidas por bulbilhos (brotos). Surgem com 4-5 anos de idade.
É uma planta monocárpica, floresce uma vez na vida e depois morre.
Em paisagismo é usada como planta isolada ou em grupos formando maciços em grandes espaços gramados ou jardins rochosos com cactos e suculentas. Pode ser cultivada em vasos.
.
Cuidados com o Agave polvo
Clima: Semi-árido, Equatorial, Tropical, Subtropical.
Cultivado a pleno sol ou meia-sombra, em locais de calor extremo, deve receber apenas o sol da manhã para evitar que suas folhas fiquem amarelas.
Rústica não é exigente quanto ao solo, mas aprecia o solo fértil e rico em matéria orgânica, desde que bem drenável, acrescido de cascalho e areia.
A planta adulta é tolerante a seca, mas próspera melhor com regas regulares durante as estações quentes.
Em geral o agave não precisa de fertilizante, mas pode apreciar uma pequena quantidade de adubo líquido equilibrado NPK 10-10-10, na primavera-verão. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
Não necessita de podas, porém após a florada a planta morre e deve ser inteiramente removida.
O Agave é geralmente livre de pragas e doenças.
Usar luvas ao manusear as folhas, a seiva pode irritar a pele, causar queimaduras e coceira intensa.
.
Propagação
Multiplica-se por minúsculos bulbilhos (brotos) que brotam no caule das hastes florais.
.
.