Acalifa fina – Acalypha godseffiana
.
Acalifa fina – Acalypha godseffiana é um arbusto, pertence à família Euphorbiaceae, nativa das Ilhas do Pacífico, perene, semilenhoso, de crescimento rápido, com ramagem densa, reclinada, de 1,5-2,5 metros de altura, de aspecto arredondado e folhagem vistosa.
.
Descrição
Folhas simples, alternas, verde escuro, irregulares, estreitamente elíptica, com margens branca ou cor de rosa.
Inflorescências imperceptíveis, em espigas axilares, de até 18 cm de comprimento; flores brancas, corola ausente, cálice pequeno e sépalas imperceptíveis. Possuem flores masculinas e femininas na mesma planta.
Frutos em forma de cápsulas.
Em jardins é usada como planta isolada em meio à gramados, dispostas em forma de renques como cerca viva e também pode ser cultivada em vasos.
.
Cuidados com Acalifa fina
Clima: Tropical, Subtropical, Oceânico, Equatorial.
Acalifa vai muito bem em áreas litorâneas, de clima quente e úmido. Não tolera geadas.
Cultivada pleno sol, onde apresenta uma cor mais intensa ou meia sombra, sendo necessário o mínimo de 4 horas diárias de sol direto.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. O solo seco provoca uma rápida queda das folhas. Regar com moderação no inverno.
No início da primavera usar um fertilizante equilibrado 10-10-10, seguindo a orientação do fabricante. Espalhar ao redor da planta, evitando aplicar junto ao caule e regar generosamente após adubar.
Por ter um crescimento rápido, em alguns casos pode ser necessária uma poda de redução, ou quando mostrarem crescimento ralo, devem ser despontadas a fim de assumirem um aspecto mais cheio.
Acalifas são mais atraentes quando jovem, recomenda-se fazer uma poda drástica de rejuvenescimento a cada 3-4 anos.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por estacas de ponta no início da primavera ou rebentos laterais curtos que podem ser usados.
.
Você pode gostar:
.