Abrunheiro – Prunus domestica
.
O Abrunheiro – Prunus domestica é uma árvore, pertence à família Rosaceae, nativa da Europa, da África e sudoeste da Ásia, perene, caduca, cresce de 9-15 m de altura.
O Prunus doméstica (por vezes designada como Prunus x domestica) ou ameixeira-européia é uma espécie do género Prunus com muitas variedades. As subespécies cruzam-se facilmente e por isso encontram-se numerosas formas intermediárias, variando na cor da flor e do fruto e no sabor da fruta.
.
Descrição
O tronco pode apresentar alguns espinhos, embora não seja frequente.
Folhas pequenas, simples, ovais a oblongo, um pouco serrilhadas ou com margens onduladas, de cor verde clara, até 5 cm de comprimento, com galhos avermelhados.
Inflorescências do tipo racemo, com flores que ocorrem isoladamente ou em grupos. Flores brancas de 5 pétalas, com muitos estames e surgem antes das folhas ou ao mesmo tempo. Surgem primavera e atraem abelhas.
O fruto é uma drupa de 2-5 cm, oval ou esférica e varia em tamanho, com até 8 cm de diâmetro, podem ser de cor purpúrea, amarela, vermelha ou azul-negra. O fruto varia consideravelmente de cultivar para cultivar, mas é geralmente suave e suculento com um sabor que varia de muito doce a ácido.
Em paisagismo é usada em jardins como planta isolada em meio à gramados e em conjunto formando sebes e renques.
.
Cuidados com o Abrunheiro
Clima: Mediterrâneo, Temperado, Subtropical.
Não aprecia o litoral.
Cultivado a pleno sol ou meia sombra, mas para melhor frutificação, é melhor a posição ensolarada.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, mas tolera o solo pobre, desde que bem drenado.
Regas regulares, mantendo o solo levemente úmido.
.
Beneficios
As Ameixas são ricas em potássio e vitaminas C e K e são uma boa fonte de fibra dietética, são comidas frescas, secas ou preparadas em conservas, geléias e sucos.
.
Propagação
Multiplica-se por semente e por estacas verdes de árvores viçosas na primavera. Também por alporquia, na primavera.
.
.
.
.